Legado 2016

Publicado  sábado, 9 de março de 2013

Por Tamyris Torres



Modalidade que mais trouxe medalhadas para o Brasil, em Jogos Olímpicos, o judô na personificação de alguns atletas importantes, não renovará seu contrato com o Flamengo. Assim como a natação e a ginástica olímpica também não fazem mais parte do plantel do clube.

O Comitê Olímpico Brasileiro ofereceu apoio logístico em seu centro de treinamento, porém nenhuma ajuda em dinheiro. O Flamengo também entrou em contato com as esferas do governo, mas não obteve sucesso.

As informações acima se tornam menos repugnantes quando sabemos que pelo menos os atletas da base serão mantidos, no entanto, não desviemos do foco problemático. Estamos há três anos do maior evento esportivo do mundo, que por acaso será sediado por nós, brasileiros.

Ginastas como Jade Barbosa, Diego e Daniele Hypólito, o judoca Nacif Elias e o nadador Cesar Cielo, por exemplo, são alguns atletas que não renovaram seus contratos para 2013. Sem contar que muitos deles já não estavam treinando na sede do clube, por conta do incêndio que destruiu o ginásio Cláudio Coutinho ano passado.

Fatos como estes apenas demostram a falta de interesse por investimento ao esporte no país. É inacreditável que desembolsemos milhões e milhões para construir e reconstruir estádios a fim de suportar uma Olimpíada, mas sequer temos a preocupação por salvaguardar os desportistas que disputarão medalhas para o Brasil. Isto é, faremos um evento para ‘gringo’ ver e não lembramos de nos preocupar com o que verdadeiramente importa: o desenvolvimento dos nossos atletas para brigar entre os primeiros lugares no quadro de medalhas.

Não sei o que é mais dicotômico, um clube como o Flamengo não ter dinheiro para continuar a manter esses atletas ou se as outras empresas beneficiadas pela Lei de Incentivo ao Esporte não leram os noticiários.

O que cabe ressaltar é sabermos até que ponto estamos comprometidos com o esporte e seus profissionais. Nosso sentimento ufanista aflora no momento em que ele está diante da prova pronto para disputar o primeiro lugar. Mas, durante todo esse tempo o atleta precisa de um lugar para fazer seus treinos regulares, de uma boa alimentação e de não ter que se preocupar em ganhar o pão com outra ocupação. Estar focado é primordial. Nenhum atleta se torna um herói de ouro sofrendo impasses.

0 comentários: