E roncam os motores

Publicado  quinta-feira, 21 de março de 2013

Por Bruno Vianna
No ultimo domingo, 10 de março, iniciou-se o Campeonato de F1 temporada 2013. Melbourne na Austrália foi a 1ª etapa do circuito com a vitória do finlandês Kimi Haikkonen.
A prova foi bastante movimentada e já proporcionou algumas emoções, deixando no ar uma boa expectativa em relação às outras provas do ano.
Destaco a participação do piloto brasileiro Felipe Massa que fez uma boa prova, e só não subiu ao pódio porque sua equipe falhou na estratégia no momento das paradas (mais uma vez). Torço para ele recuperar os bons resultados de quando proporcionava excelentes duelos com Lewis Hamilton.
Aliás este ano de 2013, é um ano derradeiro para o futuro de Massa na categoria, esta que corre grande risco de não ter um piloto brasileiro para o ano de 2014, fato que não ocorre desde 1974. Felipe é o único representante verde e amarelo na F1 e seu contrato com a Ferrari termina este ano e não temos nenhum outro nome em vista para pleitear um lugar ao sol nas escuderias. O desempenho de Massa nesta temporada será fundamental para a renovação de seu contrato ou até mesmo ser contratado por outra equipe.
O fato é que vivemos uma escassez de pilotos brasileiros e um dos motivos para isso é a falta de incentivo às categorias de bases do automobilismo no país. 
(Felipe Fraga) http://tazio.uol.com.br/blog/no-trilho-da-f1/um-brasileiro-na-mira-da-red-bull/
(Luiz Razia) http://180graus.com
Os brasileiros só veem duas formas de se entrar na F1, ou você faz parte do programa de pilotos de alguma grande equipe como é o caso do brasileiro Felipe Fraga, de 17 anos, que foi aprovado para o programa da Red Bull, ou você “compra” uma vaga numa equipe pequena através de patrocinadores pessoais, situação esta que fez Bruno Senna não conseguir se manter na categoria para o ano de 2013 e Luiz Razia, nome que ganhou força nos bastidores para ingressar na F1, mas não possuía patrocinadores suficientes para investir em escuderias de menor porte.
(Bruno Senna) http://www.correiodoestado.com.br
Aos brasileiros fãs de F1 só resta torcer pela recuperação de Felipe Massa, porém acredito que mesmo ele retornando a sua melhor forma, ainda estará um pouco a baixo dos outros pilotos de ponta como Fernando Alonso e Sebastian Vetel.

Particularmente acho que dificilmente veremos um brasileiro disputando o título da categoria nas próximas temporadas, mas eu já ficaria muito feliz em poder ouvir pelo menos em uma etapa deste ano aquela famosa “musiquinha” que tanto nos faz orgulhar de sermos brasileiros...
No próximo domingo, 24.03.2013, tem mais F1, GP da Malásia, se você gosta de acordar cedo, tipo muito cedo, às 05h da manhã, estaremos juntos nessa!

0 comentários: