Futebol pagão

Publicado  terça-feira, 12 de março de 2013

Por Jorge Madureira

Segundo a FIFA, é proibido qualquer tipo de manifestação religiosa dentro de campo. Bem, não considero o desenho no cabelo do goleiro Jefferson, do Botafogo, uma ligação direta com o cristianismo, a menos que ele confirmasse isto. Mas, o que me chama atenção é a quantidade de 'lero-lero' que a FIFA desenha nos caderninhos de regra.
A liberdade de crença e expressão são incontestes. A finalidade mor do futebol, de diminuir as diferenças através do esporte, também. Não faz sentido uma determinação de tal monta. Se for assim, vão ter que proibir o Silvio Luis de pronunciar o famoso bordão: "Minha nossa Senhora...."

Aliás, a irreverência futebolística do Silvio Luis é o que falta pros velhinhos caretas da FIFA. 

Por outro lado, às vezes desconfio que a imprensa esportiva é mais careta - quero dizer "capeta" - que os Senhores do Tempo. Senão, vejamos:
Quantas disputas de penais já foram transmitidas pela TV aberta, com inúmeros jogadores de joelhos, agarrados em terços, pedindo auxílio pra Deus por não terem treinados pênaltis à exaustão?

Quantas tatuagens já foram exibidas em comemorações de gols homenageando JESUS?

E o Zagallo segurando a imagem de São Judas Tadeu na final do TRI? E o parque São Jorge? Apologia no nome do estádio??? Pior. O Santos tá fud... Diria o mesmo do São Paulo!

E aí ? Será falta de pauta dos repórteres ou falta de bom senso de quem lê esse tipo de notícia e dispara no barzinho que o Botafogo está correndo risco????

E cá entre nós, seria o máximo algum jogador lá das bandas baianas comemorar um gol pegando santo...

0 comentários: